a
O Portal do Posto de Gasolina na Internet
Notícias
Marketing
Gestão
Negócios
Advocacia
Contabilidade
Dicas
Legislação
Guia de Compras
Pesquisas
Links

 

Quais os passos necessários para a construção de um posto revendedor de combustíveis.

Por: Reinaldo da Silva Ferreira - 20/01/2002

São vários os fatores que devem ser analisados para se construir um posto, tanto da área comercial quanto da área técnica.

Na área comercial.

Tem que se avaliar: entre as opções cidades ou estrada.

Primeiro passo:

No caso da opção cidade :

Local : Em 1º lugar , procurar uma área que atenda os seguintes itens:

1. Rua ou Avenida com fluxo de tráfego suficiente para que o Posto tenha um movimento satisfatório.
2. Que o Posto esteja localizado no sentido de tráfego propício com a parada de veículos.
3. Que o acesso a este local seja favorável.
4. O mais distante possível da concorrência.
5. Áreas em que não haja previsão de obras públicas, modificando o traçado de tráfego.
6. O terreno deve ser suficiente para comportar o porte de seu investimento, com no mínimo 1.000 m2.

No caso da opção estrada :

Local : Em primeiro lugar, procurar uma área que atenda os seguintes itens:

1. Estrada ou Auto Pista com fluxo de tráfego suficiente para que o Posto tenha um movimento satisfatório.
2. Que esteja localizado no sentido de tráfego propício a parada de veículos.
3. Que o acesso ao local seja favorável.
4. O mais distante possível da concorrência , neste caso no mínimo 30 Km no mesmo sentido de tráfego.
5. Áreas em que não haja previsão de obras públicas modificando o traçado de tráfego.
6. Tamanho da área suficiente a comportar o porte de seu investimento.
7. No caso de estrada, ainda temos que definir se o Posto será voltado ao atendimento de veículos de passeio ou de carga.

Obs.: No caso de atendimento de veículos de carga , tem que se visualizar a infra estrutura para atender os motoristas de caminhão, espaço para estacionamento, etc.


Segundo passo:

Com o local definido , que atende todos as suas necessidades comerciais,o 2º passo é fazer um levantamento nos órgãos públicos, em nível Municipal , Estadual e Federal.

Municipal:

Em nível Municipal tem que se avaliar se naquele local escolhido é permitido o uso de comércio deste tipo de atividade.

Também deverá ser observado a distância em que se encontram escolas, igrejas, hospitais, curso d ´agua ou nascentes.

Alguns municípios tem como hábito limitar a distância de outro posto que esteja no mesmo sentido de tráfego.

Estadual:

Em nível estadual teremos que nos adequar às normas da Cetesb e Conama .

Também devemos obedecer às normas das administradoras das estradas .

Federal:

Em nível federal, o principal regulador seria seguir às normas da NBP .

Terceiro passo:

Com os dois primeiros passos resolvidos , passamos a parte técnica e profissional .

Projeto de Arquitetura:

Devemos sempre estar assessorados por um profissional da área, pois este profissional deverá conhecer a fundo quais as necessidades para o bom funcionamento de um posto.

O que ocorre às vezes é que o proprietário do Posto tem uma idéia de construção, que passa ao profissional que esta elaborando o projeto. Toma-se os devidos cuidados para obedecer às normas técnicas, porém desconhece-se como é o dia a dia de um posto, quais as dificuldades enfrentadas, qual a melhor posição para as bombas, onde deve ser as descargas de abastecimento, etc.

Partimos então para detalhes técnicos :

O detalhe técnico é o principal ponto de avaliação para que se tenha o menor custo e prazo possível para a construção.

Devemos planejar e evitar no máximo cortes e aterros em terrenos, evitar terrenos com muitas pedras, terrenos com muita água.

O local dos tanques também é muito importante pois quanto mais difícil a proximidade com as bombas , mais se gasta com redes de distribuição.

Todos os itens executados em um posto, deverão ser elaborados em projetos por profissionais qualificados e com experiência na área de postos .

Os Projetos necessários são :
1. Levantamento planialtimétrico.
2. Projeto de arquitetura.
3. Projetos de execução.
4. Projetos de estrutura e cálculo estrutural.
5. Projetos de estrutura em concreto armado e cálculo.
6. Projetos de hidráulica , esgoto e redes de escoamento.
7. Projetos de elétrica.
8. Projetos de rede hidráulicas de distribuição até as bombas.

Todos estes projetos deverão estar enquadrados nas Normas Brasileiras e obedecer às necessidades para a operação de um posto .

Quarto passo:

Seria a contratação de profissionais e empresas com qualificação e experiência na área de construção deste tipo de obra.

Existe uma grande diferença de preços entre as empreiteiras, porém tem que se tomar cuidado com a qualidade dos materiais usados. São detalhes que passam desapercebidos de leigos no assunto, porém fazem grande diferença ao longo do tempo na manutenção do posto.


Quinto passo:

Definir a bandeira que será usada no posto, pois cada companhia tem um tipo de manifestação visual diferente, o que acarreta detalhes técnicos para adaptação de testeiras, logomarca, totens, luminárias, indicadores de produtos e outros.

A definição da Bandeira é importante, pois no caso das despesas vindas da adequação de Manifestação Visual, as Companhias negociam com o Operador um financiamento ou às vezes até mesmo absorvem este custo.


Financiamento :

No caso de postos revendedores, pode-se conseguir financiamento através das Companhias distribuidoras, bancos privados e às vezes através do BNDES.

Cada caso tem que ser avaliado separadamente, não é fácil conseguir, porém é possível.

Meio Ambiente

Gás Natural
Seguros


     
 
Atenção: permitido o uso do conteúdo desde que citados a fonte e o autor, conforme o artigo 46 da Lei Nº 9.610 de 19/02/1998.